sábado, dezembro 17, 2005

Agostinho da Silva


Sou um felizardo por ter tomado contacto com as palavras do grande Agostinho da Silva! Como muitas outras coisas que aconteceram na sucessão de acontecimentos aparetemente sem ligação, tropecei no nome deste português diversas vezes quando andava na fase de formação na Quinta da Regaleira. As citações que li dele despertaram o meu interesse e quando vi numa qualquer livraria o livro/entrevista « O Império Acabou. E agora?», comprei-o logo. Tal como os grandes professores que marcam a nossa aprendizagem/vida, também as palavras de Agostinho da Silva marcaram a minha vida!
Foi talvez a melhor maneira de iniciar a minha "relação" com as palavras de Agostinho da Silva. Foram ideias, frases, expressões, acções, histórias, estórias maravilhosas que pude ler naquele livro. Fiquei fã da simplicidade e ao mesmo tempo profundidade do pensamento daquele senhor de avançada idade na data daquelas entrevistas.
Depois tive a sorte de o meu pai me oferecer toda a obra do Agostinho da Silva publicada pelo Círculo de Leitores. Aí pude aprofundar a visão, a vida, o pensamento e a acção do professor Agostinho da Silva.
Sempre que acho oportuno lá introduzo o pensamento do professor na minha vida profissional, e sempre com óptimas reacções da parte de quem me ouve. Acho mesmo que este nosso português deveria fazer parte dos currículos escolares de filosofia do nosso ensino secundário!
No dia 13 de Fevereiro comemora-se o centenário do nascimento de Agostinho da Silva (1904-1994). A associação Agostinho da Silva vai celebrar a data com a transmição de um documentário, em simultâneo, para cem cidades lusófonas. O documentario chama-se « Agostinho da Silva, um pensamento vivo», realizado por João Rodrigo de Matos, neto do professor. Apresenta um género de biografia do autor, percurrendo os sítios por onde este passou, com testemunhos de quem o conheceu e excertos das entrevistas realizadas ao professor pela televisão pública portuguesa.
Nunca é tarde demais para conhecer este grande felizardo, Agostinho da Silva!

Etiquetas: