segunda-feira, julho 24, 2006

Muito mais que um canal



Esta é a frase que abre a maior parte dos web-sites que publicitam o Panamá! E realmente o Panamá é muito muito mais do que o Canal! Para falar a verdade quase nem vi o famoso Canal do Panamá.
Vi um país com um grande potencial, a querer desenvolver-se, com uma beleza natural imensa e um povo muito muito acolhedor.
A cosmopolita Cidade do Panamá, com o seu nostálgico Casco Viejo a lembrar a antiga América Latina, onde o comércio e a vida tradicional pulam de vida, que contrasta com os arranha-céus da parte nova mais organizado mas onde as cores dos famosos Bus ( diablos rojos) e a grande quantidade de taxis em carros nem sempre em boas condições lembram-nos que estamos sim num país da América Latina.
Dois dias na cidade chegaram para tomar contacto com a novidade de estar num sub-continente que é a América Latina, as malas perdidas e a desorganização do aeroporto, os contrastes entre o novo e o velho,etc.
Passando o Canal em direcção à fronteira com a Costa Rica ( a uns 400 e muitos km), a InterAmericana vai-nos abrindo um país com uma grande diversidade de fauna e flora, para além das belas praias do lado do Pacífico ou o arquipélago de Bocas del Toro no mar das Caraíbas.
O percurso feito foi o das grandes atracções do país, Cidade do Panamá, região de Penénomé, Santa Catalina, Las Olas, Boquete, Bocas del Toro, Isla Bastimentos. Não cabe aqui neste blog a descrição da viagem, pois não é um travel-blog e ainda não fiz o meu no travellerspoint ( de que já falei), mas para mais fotos do Panamá e outros destinos percorridos acedam aqui.
Há que destacar o La Loma Jungle Lodge, local onde passamos 3 óptimas noites na ilha de Bastimentos. É daquelas experiências que vêm descritas nas revistas de viagens, um Lodge no meio da Selva com cabanas abertas com vista para uma magnífica baía e com todos os confortos, comida excelente, símpatia e amizade dos proprietários ( Henry e Margaret, que mostram uma grande paixão, trabalho e dedicação ao seu investimento e á comunidade indígena da região ).
Infelismente este paraíso está ameaçado, foi aprovado pelo governo um mega-resort (para americanos) que terá 800 residências na vizinha Red Frog Beach, praia onde habitam uns simpáticos sapinhos vermelhos, que a ser realizado vai danificar todo o eco-sistema da região!!!!!!A concretizar-se este projecto o La Loma não terá mais sentido e talvez fechará!!!!!!!:(:(.....está a ser feito um web-site para alertar e tentar arranjar soluções para o problema. Fiquem atentos para acederem a ele através deste Blog.
Portanto o Panamá é muito mais que um a canal.....vão ver!

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá...Ao que parece a viagem foi FANTÁSTICA!! As fotos tão brutais.
Como está td pelos lados de Sintra?
Era só para mandar um beijinho. e já agr manda tb para a restante equipa da cozinha!

1:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home